Posição do SEBRAM sobre Música

Princípios e orientações para a música no seminário

Fale Conosco
Posição do SEBRAM sobre Música

Leia nossa posição institucional sobre música no SEBRAM.

Nós cremos que a música é dom de Deus a ser usada para Sua glória (Cl.1.16). Música é importante em nossa cultura, na igreja e na vida cristã. É uma linguagem pela qual podemos nos comunicar com Deus e com o homem. Música nos influencia de várias maneiras: fisicamente, mentalmente, emocionalmente e espiritualmente (1Sm. 16.23). Desejamos honrar a Deus em nossa posição de música, especialmente no SEBRAM, aonde preparamos obreiros para o serviço do Senhor.

Nós cremos que a música expressa algum código moral e não é amoral. A Bíblia nos ensina a viver separados do mundo, e a música cristã deve ser enraizada na ordem natural da criação, e reflete a imagem de Deus no homem (Gn. 1.27; 1Co. 14.33,40). Ela é baseada numa melodia equilibrada, e embelezada e sustentada pela harmonia e ritmo apropriados. Mesmo que exista grande variedade de estilos aceitáveis ao crente, tanto na esfera secular, quanto na sacra, a nossa ênfase é ajudar o aluno a adquirir um interesse pela música sobre a qual não há dúvidas.

Nós cremos que a música faz parte da vida do corpo discente. É nosso desejo facilitar o bom desenvolvimento de um padrão de música que os alunos podem usar aqui no seminário e divulgar em suas igrejas. Para realizar este alvo, instituímos certos guias acerca da escolha da música que os alunos usarão:

  1. LETRA/CONTEÚDO: Na área de música vocal, o texto deve facilitar um bom testemunho, tanto no seu conteúdo como no estilo literário (Ef. 4.29; 5.4).
  2. A letra não deve conter gírias ou termos vulgares. Deve ser preferencialmente de louvor direto a Deus, de edificação para a igreja, isto é, doutrinaria, não contendo heresias (Cl.3.16).
  3. EQUILÍBRIO: A música é composta por três elementos básicos: ritmo, melodia e harmonia; o equilíbrio apropriado entre estes promove ordem e equilíbrio na vida cristã.
  4. Estilo Musical: Devemos nos afastar de estilos associados com o mundo pecaminoso; a lista de estilos a evitar é descrita pela instituição.
  5. Músicas e estilos associados com movimentos e práticas não-bíblicos devem ser evitados (Rm.12.1-2).
  6. Performance: As técnicas de apresentação devem reforçar a mensagem da música de adoração a Deus, evitando o emocionalismo ou sensualidade.
  7. Rejeitamos práticas de shows e expressões corporais inapropriadas para o culto.
  8. Fonte: o testemunho cristão dos envolvidos deve estar de acordo com princípios bíblicos.
  9. As chamadas músicas Gospel de grupos que promovem heresias devem ser evitadas.
  10. ACOMPANHAMENTO: Preferimos acompanhamento ao vivo; play-back é permitido com cuidado e avaliação.
  11. Rejeitamos o uso de bateria por razões litúrgicas e práticas, com ressalvas a percussões não provocativas.

Os alunos participarão com mensagens musicais nos cultos do Seminário, nas igrejas e nos seus estágios. Quando estiverem representando o SEBRAM em qualquer situação, deverão usar apenas aquelas músicas que refletem a posição do Seminário. Em caso de dúvida quanto à música a ser apresentada, o aluno deve submetê-la à avaliação do professor de Gestão de Música na Igreja.

A aplicação desta posição exige discrição pessoal, percepção espiritual e responsabilidade particular de cada membro da família SEBRAM. É nossa oração que todos sejam unidos na implementação desta posição para a glória de Deus.